Artigos

Cisto de Ovário – O que é um Cisto?

Um médico obstetra ou enfermeira obstetra certificada diagnosticará um cisto nos ovários. Um profissional de saúde perguntará sobre seu histórico de saúde e realizará um exame físico. Um ultrassom pode detectar se o cisto é sólido ou líquido e dizer se ele precisa ser tratado. Uma ressonância magnética usa um computador para criar uma imagem detalhada do seu ovário. Se o diagnóstico for um cisto, você pode precisar de cirurgia para removê-lo ou tratá-lo com pílulas anticoncepcionais.

Em casos raros, um cisto ovariano pode exigir cirurgia. A infecção resultante exigirá uma incisão aberta chamada laparotomia. Os ovários e tecidos circundantes serão removidos. Os pacientes podem passar a noite no hospital. Algumas mulheres têm um cisto ovariano benigno e não apresentam nenhum sintoma. Se este for o caso, existem duas opções principais de tratamento. Primeiro, você pode passar por um ultra-som.

A tomografia computadorizada é outra opção. É uma série de raios-X e um computador para fornecer uma imagem detalhada da área. Seu médico pode realizar esses testes se você tiver algum desses sintomas. Em casos graves, um procedimento cirúrgico pode ser necessário. Um médico pode recomendar as seguintes opções de tratamento. Se os sintomas persistirem, seu médico pode realizar mais testes ou recomendar cirurgia. Se um cisto for muito grande, a cirurgia pode ser a melhor opção.

Os sintomas do cisto no ovário podem ser vagos e imprevisíveis. Embora geralmente não afetem a gravidez, podem dificultar a concepção. Se os sintomas persistirem, você deve visitar seu médico. O ultrassom é um exame não invasivo que pode ser feito em casa. Uma ultrassonografia de acompanhamento pode ser necessária para confirmar que o cisto desapareceu. Se os sintomas persistirem, você pode precisar de tratamento cirúrgico. No entanto, se o cisto ovariano for canceroso, a cirurgia é uma opção.

A maioria das mulheres com cistos não apresenta nenhum sintoma. Um cisto pode parecer uma pressão ou dor na parte inferior do abdômen. A dor pode ser aguda ou maçante e pode durar algumas semanas. Se você menstruou recentemente, é importante consultar um médico o mais rápido possível. Você pode precisar se submeter a um exame pélvico. Um exame pélvico revelará o tipo de cisto que você tem.

Um ultra-som pode ser realizado se o cisto for canceroso. Dependendo do tamanho e da localização do cisto, seu médico pode realizar uma laparotomia para remover o cisto. É importante remover o ovário e as estruturas circundantes para diagnosticar um cisto. O procedimento será realizado após a maturação dos folículos. Seu médico pode sugerir alguns tratamentos e discuti-los com você.

Um ultrassom de ovulação também pode mostrar que o ovário tem um cisto. Este tipo de cistos ovarianos geralmente não é cancerígeno. Um médico precisará saber que tipo de cisto você tem. Se for canceroso, será necessário fazer uma cirurgia para remover o cisto. Este procedimento removerá o cisto e deixará o ovário intacto. Durante uma laparoscopia, o médico examinará seus ovários. Se o cisto for grande, os ovários podem causar dor e pressão nas estruturas próximas. Se a mulher estiver sentindo muita dor ou desconforto, ela também precisará consultar um médico para um acompanhamento.

Se o cisto for doloroso, pode ser necessário removê-lo. Isso é conhecido como uma laparotomia. Um cisto folicular é um cisto que é causado por um folículo que foi liberado em um óvulo fertilizado. Os cistos ovarianos são normalmente inofensivos, mas um cisto rompido pode levar a uma situação de risco de vida. A melhor maneira de diagnosticar um cisto ovariano é consultar um médico.

A laparoscopia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que envolve pequenos cortes na barriga para acessar os ovários. Durante este procedimento, o profissional de saúde pode examinar o ovário e usar uma pequena câmera e ferramentas para remover o cisto. Um médico também pode remover os coágulos sanguíneos que se formaram, bem como o fluido que encheu o ovário. Uma laparoscopia pode ajudar a identificar um cisto que tem um pedúnculo e impedir que ele cresça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *